quinta-feira, 11 de junho de 2009

Piolho do feijão

É uma verdadeira praga. Adora a seiva que o feijoeiro produz quando deita flor. Acumulam-se aos milhares e se não se agir, tomam totalmente conta da planta.

Como não gosto de usar produtos quimicos de tratamento de pestes, uso uma das muitas receitas disponíveis na Internet e que parece funcionar bastante bem: consiste em usar àgua com sabão e álcool. Para 1L de àgua uso 2 colheres de chá de Fairy (passe a publicidade) e 2 colheres de chá de álcool. O sabão ajuda a imobilizar os pequenos insectos e o álcool... desinfecta-os. :)

6 comentários:

  1. vou fazer a expiriência...será que tambem serve para o piolho da fava, roseira e macieiras????

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela receita... Ja agora é para usar quantas vezes por dia...e por semana???

    ResponderEliminar
  3. Olá. Sou novata nestas coisas: plantações e blogs. Aventurei-me este ano a plantar tomateiro, pimenteiro e alfaces. As alfaces: uma maravilha. O tomateiro: não os podei, por isso alguns tomates pequenos. O pimenteiro: não podei, mas deram alguns pimentos, e agora reparei que está carregadinho de piolho, até nas flores que rebentaram agora. O pimenteiro tem solução?
    Em relação ao blog, pode-se ver as respostas que dá a outros "agricultores"? As minhas dúvidas são as mesmas de alguns que já vi por aqui e gostava de saber a solução. Obrigada.

    ResponderEliminar
  4. As favas, cortase-lhe as pontas logo a seguir a ultima vagem e remedio santo

    ResponderEliminar